Artigo original: Mixedmartial arts training improves social skills and lessens problem behaviors inboys with Autism Spectrum Disorder
Revista de publicação: Science Direct
Autores: Janice N.Phung, Wendy A.Goldbergb
O objetivo desse estudo é avaliar a efetividade do uso de artes
marciais no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras em crianças
portadoras do Transtorno do Espectro Autista.
As hipóteses levantadas antes da pesquisa pressupões duas
conclusões:
1- A melhora
dos comportamentos sociais e motores das crianças que praticaram a atividade
2- O
desenvolvimento de comportamentos socialmente problemáticos após as aulas de
artes marciais.
Essa pesquisa contou com a avaliação do comportamento de 34
crianças. Dentre elas, 14 meninos portadores do TEA que participaram de 26
sessões de aulas de artes marciais especificamente voltadas para crianças
autistas e 20 crianças de um grupo controle (14 meninos e 6 meninas), que não foram
submetidos à intervenção.
As análises dos comportamentos foram feitas majoritariamente
pelos pais das crianças, e os pesquisadores eram notificados por meio de
questionários on-line respondidos por esses pais durante a pesquisa.
Notou-se que o grupo de crianças que participou das 26
aulas de artes marciais apresentou melhoras notáveis no comportamento, validando
a hipótese 1. Essa conclusão levou os pesquisadores a refletirem sobre os
benefícios do exercício físico aliado ao exercício da comunicação e interação
social entre crianças autistas.
Dentre as limitações dessa pesquisa, é necessário ressaltar
a pequenez dos grupos analisados, com como o único gênero do grupo das artes
marciais. Para conclusões mais certeiras, é necessária a repetição dessa
pesquisa com crianças de outros países e situações socioeconômicas.