Artes marciais como forma de tratamento do autismo

 

Artigo original: Mixedmartial arts training improves social skills and lessens problem behaviors inboys with Autism Spectrum Disorder

Revista de publicação: Science Direct

Autores: Janice N.Phung, Wendy A.Goldbergb


O objetivo desse estudo é avaliar a efetividade do uso de artes marciais no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras em crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista.

As hipóteses levantadas antes da pesquisa pressupões duas conclusões:

1-     A melhora dos comportamentos sociais e motores das crianças que praticaram a atividade

2-     O desenvolvimento de comportamentos socialmente problemáticos após as aulas de artes marciais.

Essa pesquisa contou com a avaliação do comportamento de 34 crianças. Dentre elas, 14 meninos portadores do TEA que participaram de 26 sessões de aulas de artes marciais especificamente voltadas para crianças autistas e 20 crianças de um grupo controle (14 meninos e 6 meninas), que não foram submetidos à intervenção.

As análises dos comportamentos foram feitas majoritariamente pelos pais das crianças, e os pesquisadores eram notificados por meio de questionários on-line respondidos por esses pais durante a pesquisa.

Notou-se que o grupo de crianças que participou das 26 aulas de artes marciais apresentou melhoras notáveis no comportamento, validando a hipótese 1. Essa conclusão levou os pesquisadores a refletirem sobre os benefícios do exercício físico aliado ao exercício da comunicação e interação social entre crianças autistas.

Dentre as limitações dessa pesquisa, é necessário ressaltar a pequenez dos grupos analisados, com como o único gênero do grupo das artes marciais. Para conclusões mais certeiras, é necessária a repetição dessa pesquisa com crianças de outros países e situações socioeconômicas.