Qual a diferença entre o Autismo e a Síndrome de Asperger?

Diferença entre autismo e síndrome de Asperger(SA): O Autismo e a Síndrome de Asperger são componentes do mesmo grupo de transtornos de aprendizagem: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
Desde a primeira descrição dessas condições elas foram catalogadas separadamente, mas, em 2013, o Manual de Diagnósticos e Estatística de Transtornos Mentais (DSM V) as uniu sob o mesmo espectro. 

As principais diferenças entre a caracterização do Asperger em relação ao resto do transtorno autista são:

 -O Grau de Intensidade: 
Como ambos estão no espectro, ambos apresentam suas características fundamentais, como disfunção social, comunicativa e comportamentos restritos e repetitivos. No entanto, o Autismo Clássico é caracterizado por um grau maior de intensidade, muitas vezes perceptível desde a primeira infância do indivíduo. 
Enquanto isso, no Asperger, os sintomas são consideravelmente mais “leves”, e pode, na maioria dos casos, não apresentar sinais clinicamente significativos durante a infância, sendo majoritariamente notado durante a adolescência e a fase adulta. 

 -Comunicação 
 No autismo, cerca de 30% dos não se comunicam através da fala, e aqueles que usam a fala como meio de expressão apresentam déficits perceptíveis na linguagem, como baixa articulação de palavras e dificuldade na compreensão de ironias, comparações e metáforas (entendimento literal) 
Já no Asperger, prejuízos significativos na linguagem são incomuns, e quando perceptíveis, pode-se evidenciar: baixa adaptação ao ambiente e dificuldade no controle do volume, velocidade e entonação da voz. Além disso, nota-se em ambos os diagnósticos a incapacidade de perceber emoções, intenções e sentimentos alheios por meio da entonação e linguagem facial e corporal do outro. 

 -Interação Social 

No autismo, apresenta-se a dificuldade de interação devido à dificuldade na comunicação e falta de interesse pelo contato e convívio humano. Já na Síndrome de Asperger, o indivíduo normalmente não se sente inibido e muitas vezes busca interagir, porém, por conta de sua insensibilidade comunicativa, tende a não perceber o desconforto do outro a suas dificuldades. Dessa forma, a maioria dos portadores do Asperger tendem a ser indivíduos isolados na fase adulta pela frustração relacionada à interação social. 

 Fontes: