Exercícios físicos e autismo

 

Artigo original: “Effects of physical exercise on AutismSpectrum Disorders: A meta-analysis”

Autores: Michelle Sowa, Ruud Meulenbroek

Revista de Publicação: Elsevier e Sciene

Data: January–March 2012

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946711001516

 

É de conhecimento geral que o exercício físico regular pode trazer diversos benefícios à saúde física e mental, mas quais são os benefícios específicos do exercício físico aos autistas?

A pesquisa que abordamos nesse post analisou 16 estudos sobre esse tópico, avaliando um total de 133 crianças e adultos autistas que receberam atividades físicas regulares de forma individual e em grupo.

As dificuldades motoras comuns do autismo não foram levadas em conta na análise dos benefícios do exercício físico para portadores de TEA.

Notou-se que aqueles que receberem acompanhamento individual durante a prática de atividades físicas tiveram progresso significativo e maior do que aqueles que foram acompanhados dentro de grupos. Esse progresso contou até mesmo com melhoras nas habilidades sociais. 

Embora o tamanho geral da amostra fosse pequeno, os resultados combinados permitem a conclusão provisória de que, em termos de desempenho motor e habilidades sociais, crianças e adultos com TEA se beneficiam mais de intervenções de exercícios individuais. Vale ressaltar que, antes de alterar a sua rotina de exercícios físicos ou a de um autista do seu convívio, é ideal buscar a opinião de um especialista em TEA.